Ementário: 1º Semestre - Currículo Novo


COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Filosofia da Educação

ECP

EDU 416

60h

Teórica-Prática

EMENTA

As filosofias clássicas e suas relações com a educação. Concepções filosóficas que fundamentam a Educação no mundo moderno e contemporâneo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LUCKESI, C. C.; PASSOS, E. S. (Org.). Introdução à Filosofia. Salvador: UFBA, 1992. 

OLIVEIRA, M. A. de. Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GALEFFI, D. A. Filosofar & Educar. Salvador: Quarteto, 2003.

GALLO, S. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

JAEGER, W. Paidéia: A Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.  

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.                                    


COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Instrumentalização para o Ensino da Matemática I-M

EPCC

EXA 371

45h

Teórica-Prática

EMENTA

Articulação da teoria e da prática em torno do tema língua materna e linguagem matemática numa postura reflexiva buscando construir uma atitude crítica do professor em formação, por meio da análise de atividades desenvolvidas para a Educação Básica. Uso de tendências metodológicas em Educação Matemática. Análise e produção de material didático para o ensino e a aprendizagem da linguagem matemática na Educação Básica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DAVIS, P. J.; HERSH, R. A Experiência Matemática. Lisboa: Gradiva, 1995.

LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. da. Lógica e Linguagem Cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008.

MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1993.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2004.

PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC / SEMT, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018.

MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2010.

MAZZAROTTO, M. K. O Problema da Linguagem Matemática no Curso de Matemática. Tuiuti: Ciência e Cultura, v. 19 , p. 75-84, jun. 2000.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

SMOLE, K. S. (Organizadora). Ler, Escrever e Resolver Problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

BOLEMA. Rio Claro, SP:  Unesp, 1985 – 2018. Quadrimestral. ISSN: 0103-636X.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA. São Paulo: PUC-SP, 1999 – 2018. Quadrimestral. ISSN: 1983-3156.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. São Paulo: SBEM, 1994 – 2018. Trimestral. ISSN: 1517-3941.

FOLHETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Feira de Santana: NEMOC/UEFS, 1993 - 2012. Bimestral. ISSN: 1415-8779.

REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Rio de Janeiro: SBM, 1982 – 2018. Quadrimestral. ISSN: 0102-4981.

ZETETIKÉ. Campinas, SP: Unicamp, 1993 – 2018. Quadrimestral. ISSN: 2176 - 1744.


COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Laboratório de Pesquisa e Produção de Textos

EAIP

LET 318

30h

Teórica

EMENTA

Leitura de textos constituída de análise textual, análise temática, análise interpretativa, problematização e síntese. Reelaboração de textos com base na reflexão pessoal. Concepções do método científico e sua compreensão histórica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FARACO, C.A.; TEZZA, C. Prática de Texto para Estudantes Universitários. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para Entender o Texto: Leitura e Redação. São Paulo, SP: Ática, 2007.

GUIMARÃES, E. A Articulação do Texto. São Paulo: Ática, 2002.

KOCH, I. G. V. O Texto e a Construção de Sentidos. São Paulo: Cortez, 1997.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Curitiba: UFPA, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CITELLI, A. O Texto Argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.

KOCH. I. G. V. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1990.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1993.

PRESTES. M. L. de M. A Pesquisa e a Construção do Pensamento Científico. Do Planejamento aos Textos, da Escola à Academia. São Paulo: Rêspel, 2003.

SERAFINI, M. T. Como Escrever Textos. Tradução: Maria Augusta Bastos de Mattos. Adaptação: Ana Luíza Marcondes Garcia. São Paulo: Globo, 2003.

SEVERIDO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.


COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos M

ECM

EXA 372

60h

Teórica-Prática

EMENTA

Lógica Proposicional - Sintaxe e Semântica. Relações entre Propriedades Semânticas. Lógica de Predicados. Provas Matemáticas. Teoria dos Conjuntos. Números Naturais: Axiomas de Peano e Indução Matemática. Relações de equivalência.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALENCAR FILHO, E. de. Iniciação a Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 2002.

ALENCAR FILHO, E. de. Teoria Elementar dos Conjuntos. São Paulo: Nobel, 1970.

HEFEZ, A. Elementos de Aritmética. Rio de Janeiro: SBM, 2006.

LIMA, A. C. Logica e Linguagem. Salvador, Ba: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1993.

LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio, vol. 1, e 4. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

SILVA, J. C.; GOMES, O. R. Estruturas Algébricas para a Licenciatura. Vol. 1. São Paulo: Blücher, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, R. M. Elementos de Lógica Aplicada ao Ensino Secundário. São Paulo: Nobel, 1968.

BENZECRY, V. S. J.; RANGEL, K. A. Como Desenvolver o Raciocínio Lógico: soluções criativas na teoria dos conjuntos. Rio de Janeiro: Rio, 2004.

BOUVIER, A. A Teoria dos Conjuntos. Mira-Sintra: Europa América, 1976.

CASTRUCCI, B. Elementos de Teoria dos Conjuntos. São Paulo: Grupo de Estudos do Ensino da Matemática, 1972.

CASTRUCCI, B. Introdução à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 1984.

CERQUEIRA, L. A.; OLIVA, A. Introdução à Lógica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

CURY, M. X. Introdução à Lógica. São Paulo: Érica, 1996.

HALMOS, P. R. Teoria ingênua dos conjuntos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Polígono, 1970.

IZAR, S. A.; TADINI, W. M. Teoria Axiomática dos Conjuntos: uma introdução. São José do Rio Preto, SP: UNESP, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 1998.

LIMA, Arlete Cerqueira. Logica formal: origens e aplicaçoes. Salvador, BA: Quarteto, 2010.

LIPSCHUTZ, S. Teoria dos Conjuntos. São Paulo: McGraw-Hill, 1973.

NOVAES, G. P. Introdução à Teoria dos Conjuntos. Rio de Janeiro: SBM, 2018.

COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Pré-Cálculo

ECM

EXA 175

60h

Teórica-Prática

EMENTA

Conjuntos Numéricos. Estudo das Funções Elementares – Gráficos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOULOS, P. Pré-cálculo. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2001.

DEMANA, F. D.; WAITS, B. K.; FOLEY, G. D.; KENNEDY, D. Pré-Cálculo. São Paulo, SP: Editora Pearson / Prentice Hall, 2009.

LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio, vol. 1, e 4. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

SAFIER, F. Pré-cálculo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SILVA, J. C.; GOMES, O. R. Estruturas Algébricas para a Licenciatura. Vol. 1. São Paulo: Blücher, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARMO, M. P. do; MORGADO, A. C.; WAGNER, E. Trigonometria e Números Complexos. Rio de Janeiro: IMPA, 2001.

STEWART, J. Cálculo. Vol.1. São Paulo: Ed. Pioneira, 2001.

IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: conjuntos, funções. Vol.1. São Paulo: Editora Atual, 2004.

IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: trigonometria. Vol.3. São Paulo: Editora Atual, 2013.

IEZZI, G.; DOLCE, O. MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar: logaritmos. Vol.2. São Paulo: Editora Atual, 2013.

ZAHN, M. Teoria Elementar das Funções. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

REVISTA do Professor de Matemática.

REVISTA Eureka!

COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Sistema Geométrico de Representação

ECP

LET 602

75h

Teórica-Prática

EMENTA

Sistema de Representação Gráfica. Métodos de Projeção (ponto, reta, plano e figuras planas). Desenvolvimento da percepção através da representação, seção e planificação dos sólidos. Método Perspectivo – construção e representação volumétrica dos sólidos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, B. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1970/74.

FONSÊCA, A. A. S.; CARVALHO, A. P. A. de.; PEDROSO, G. de M. Geometria Descritiva: noções básicas. Salvador, BA: Quarteto, 2003.

FRENCH, Thomas E. Desenho Técnico. Tradução de Soveral Ferreira de Souza e Paulo de Barros Ferlini. Porto Alegre: Globo, 1979.

PEREIRA, A. Desenho Técnico Básico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1988.

PRÍNCIPE JUNIOR, A. dos R. Noções de Geometria Descritiva. Vol. I e II. São Paulo: Nobel, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRAGA, T. Desenho Geométrico Linear. São Paulo: Ícone, 1997.

COSTA, M. D.; COSTA, A. P. V. Geometria Gráfica Tridimensional. Vol. 2. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1996.

HARNEST, S. Aprenda a Fazer Esboços, Croquis, Desenhos. São Paulo: Editora Ediouro; Goiânia: UCG, 1997.

HSUAN-NA, T. Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma. Goiânia: UCG, 1997.

MACHADO, A. Geometria Descritiva teoria e exercícios. São Paulo, Rio de Janeiro: Mc Graw-Hill do Brasil, 1991.

MONTENEGRO, G. A. Geometria Descritiva. São Paulo: Edgar Blucher, 1991.

PINHEIRO, Virgílio Athayde. Noções de Geometria Descritiva: poliedros, seções planas, interseções. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1968.

COMPONENTE CURRICULAR

NATUREZA

CÓDIGO

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Teorias da Educação

ECP

EDU 650

60h

Teórica

EMENTA

Pressupostos teóricos epistemológicos do campo da educação. Concepções teóricas de educação e dos processos pedagógicos. As tendências e correntes da educação. A relação teoria e prática E o pensamento pedagógico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREIRE, P.  A Educação Como Prática de Liberdade. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 2011.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: Teorias da Educação, Curvatura da Vara, Onze Teses sobre a Educação Política. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

SODRÉ, M. Reinventando a Educação: Diversidade, Descolonização e Redes. Petropólis, RJ: Vozes, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

LUCKESI, C. C.; PASSOS, E. S. (Org.). Introdução à Filosofia. Salvador: UFBA, 1992. 

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.  

KORNIS, M. A. Anísio Teixeira: A Construção da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: FGV, 2001.                 

ROUANET, S. P. As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

7º Semestre

8º Semestre

Optativas

 

Recomendar esta página via e-mail: